Vamos Malhar?
Eu sempre observei que nas academias de ginástica não aparecem muitos obesos...
Aí eu me pergunto se essas academias estão preparadas com recursos físicos e humanos para recebê-los.
Talvez a resposta esteja no resultado da avaliação das condições das academias quanto a alguns aspectos necessários para pessoas com uns quilinhos a mais. Vamos ver:
a) Os professores são capacitados também para lidar com obesos, além dos alunos futuros atletas?
b) As pessoas no local olham naturalmente para o aluno mais pesado? ou há uso de frases pejorativas e olhares reprovadores?
c) Os acessos da academia devem oferecer facilidade de passagem de todas as pessoas, inclusive na catraca que controla a frequencia dos alunos.
d) Vamos observar o tamanho e capacidade dos equipamentos de avaliação física, pois devem ser suficientes para fazer medidas 'de peso'.
e) Nas aulas do ambiente terra os equipamentos estão de acordo com os 'volumes' dos clientes mais pesados? Vamos observar os bancos da bike e a circunferência do Jump - são de tamanho suficiente para oferecer conforto e equilíbrio ao obeso? O mesmo é oferecido nos equipamentos de musculação?
f) E o ritmo das aulas? é coerente com a capacidade de movimentação do obeso? é utilizada música adequada para esse tipo de aula?
e) Geralmente as aulas do ambiente água (hidroginástica) são as mais apreciadas pelos alunos de 'alto peso', apesar da dificuldade em vestir e tirar as roupas de banho coladas no corpo.
f) Nos banheiros, é hora de verificar o tamanho dos boxes e a existência de recursos de privacidade, ou seja, divisórias para evitar os constrangimentos entre musculosos e obesos.
E aí? tudo verificado? Então, na condição de respostas positivas, eu só posso deduzir que os clientes interessados ainda não foram avisados.
Por Arlete Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário