Páginas

Um Pintor das Formas Corporais


Fernando Botero nasceu em Medellín, Colômbia, a 19 de Abril de 1932. De jovem autodidata, tornou-se o pintor mais famoso de toda a América Latina.
“Não, eu não pinto pessoas gordas”
Esta era a resposta recorrente de Botero à pergunta: porque pinta Botero pessoas gordas? O fato é que as figuras são cheias, redondas, ou mesmo corpulentas, mas este exagero apenas reflete uma preocupação estética e, sobretudo, possui uma função estilística. Botero seria, antes de mais, um pintor figurativo e, mesmo se, as suas imagens são dirigidas pela realidade, estas não a transmitem. Tudo nos seus quadros é volumoso e, a priori, não se preocupa em pintar coisas especiais, mas antes, em utilizar a transformação ou deformação para tornar a realidade em arte. O seu ideal estético centraliza-se em formas e volumes, um estilo que lhe permite dar expressão a estas visões. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos.

Imagem: 'Adão e Eva' - Fernando Botero, 1973.

3 comentários:

  1. boom, legal, sou gordinha e gostei di suas explicações, sobre o mundo das pessoas mas gordinhas, que hoje no brasil e no mundo e fato de muitas criticas...Beatriz e Raíza.

    ResponderExcluir
  2. Hoje no brasil, o fato "gordinha" e muito contrangedo, porque as pessoas reparam muito na embalagem e não no conteudo que ele contem, por isso não pense porque pessoas dizem que você é gordinha(o), eles possuem invejas, não acredite, seja você.

    ResponderExcluir
  3. esses dois parecem a minha colega izaine e o josué.kkkkkokkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir