Páginas

Obesidade Infantil


Há tempos que uma criança gordinha deixou de ser sinônimo de saúde. Ao contrário, hoje, sabe-se que a gordura acumulada em demasia no organismo da meninada pode colocar em risco o desenvolvimento infantil e antecipar o aparecimento de doenças típicas da fase adulta, como hipertensão e diabetes. Infelizmente, dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso) mostram que o Brasil está entre os dez países do mundo com os maiores índices de obesidade infanto-juvenil. Entre as causas para essa triste estatística estão o sedentarismo e fatores genéticos, mas a campeã é mesmo a alimentação errada e fora de hora.
A ausência de um controle mais rígido por parte dos pais nos hábitos alimentares de seus filhos favorece o quadro de obesidade na infância.

Em pesquisa realizada pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar da Universidade de Brasília (UnB), 38% dos alunos lancham nas cantinas e, apesar de 98% dos pais demonstrarem preocupação com o que seus filhos comem durante o intervalo na escola, apenas 40% deles têm conhecimento do que é vendido na cantina. Resultado: 70%dos pais de alunos são favoráveis à proibição de venda de guloseimas (refrigerantes e frituras, por exemplo) nas escolas.

É importante ressaltar que os gordinhos também podem sofrer com a desnutrição - caracterizada não pela quantidade de alimentos ingeridos, mas pela falta de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Um comentário:

  1. OLÁ ARLETE
    EU ESTAVA FUÇANDO NA INTERNET E ACHEI POR CASO SEU BLOG E CONFESSO QUE GOSTEI MUITO.
    GOSTARIA DE CINVIDÁ-LA PRA CONHCER O MEU BLOG E QUEM SABE FAZERMOS UMA PARCERIA.
    PARA VOCÊ ESCREVER TAMBÉM ALGO PARA EU PUBLICAR NO MEU BLOG.
    gordinhasbonitas.blogspot.com

    ResponderExcluir