Páginas

A Forma Humana na Arte



Apesar de diversos artistas já terem expressado a obesidade em suas obras na história da humanidade, a imagem de corpos volumosos ainda pode causar estranheza para algumas pessoas.

Foi o que aconteceu em Americana, São Paulo: uma verdadeira polêmica com a instalação de duas estátuas “acima do peso” na composição do portal da entrada da cidade. Nesse debate de opinião pública dos americanadenses, venceu a recusa da obra. Entre as justificativas colocadas aparece a preocupação de que os visitantes da cidade pensariam que Americana é uma "cidade de gordos".

Entretanto, a proposta de instalar estátuas esbeltas, consideradas como “muito normal” também não seria bem vista, segundo um dos moradores da cidade. A obra em tese foi tida como de “formas desproporcionais” e intitulada de “Gordinhas Peitudas” cor de “burro-quando-foge”.

Outro incômodo apresentado por alguns foi a nudez das estátuas, apesar da lembrança de que é comum que as obras de arte apresentem corpos humanos desnudos, e nesse caso, não deveria ser ponto de polêmica para o portal de Americana.

Da parte dos moderadores veio a chamada para o exercício de interpretar o pensamento do artista quando se está mediante uma obra de arte. Segundo eles, estátuas são representam significados variados, como pujança, fertilidade, etc. e, sendo a arte um instrumento para a expressão crítica, nesse caso faz-se crítica ao “padrão de beleza social” a partir da caricatura. A frase de Pablo Picasso foi lembrada: “Arte é uma mentira para mostrar a verdade”. E “como a realidade não é bonita...”, cita um dos participantes.

O reconhecimento de que toda obra de arte é uma janela para diversas opiniões e que não interpretar a obra seria um desrespeito com o artista foi bastante interessante lembrando que a arte é um bom método para chamar a atenção das pessoas para problemas que elas “fazem questão de ignorar”.

Na análise dos comentários entre os próprios participantes foram identificadas expressões de preconceito com relação aos obesos, o que pode ser exemplificado pela seguinte opinião: “Ninguém gosta de mulheres gordas. É feio. No entanto elas existem. Somos obrigados a aceitar a existência delas...”.

Não ficou de fora a crítica sobre a qualidade da construção do monumento, avaliado como apresentando problemas estruturais, ausência de revestimentos para conservação do material e com muitas imperfeições.

Dessa forma, segundo vários moradores da cidade seria melhor que o portal fosse composto apenas do arco o que é certificado entre eles por ter havido apenas uma expressão de parabéns para o artista.

Por Arlete Santos

Um comentário:

  1. Quem nasce em Americana é americanense e não "americanadenses"

    ResponderExcluir