A ONG americana Movimento de Vida Ativa (http://www.activelifemovement.org/) organizou, há um tempo atrás, um movimento contra a obesidade infantil usando brinquedos populares como Barbie e Superhomem obesos na esperança que os personagens encorajassem as crianças a aumentar a sua atividade física. O tema da campanha era “Deixa obesidade longe de sua criança”.
Nas imagens da campanha a Barbie, que tanto é apontada como brinquedo estimulante da anorexia, nesse momento está no lado oposto, ou seja, obesa e prostada na cama com diversos alimentos ao seu redor, mas conectada no seu computador.
Para os meninos, há uma imagem do Superhomen, símbolo de força e poder, agora obeso, largado no sofá se divertindo entre uma boa porção de sorvete e a TV.
Será que o objetivo de mostrar a obesidade infantil como consequência da falta de atividade física é atingido ao usar personagens infantis obesos imersos em elementos muito próprio do cotidiano da maioria das crianças que tem acesso à escolha do que comer?
É importante lembrar que o entendimento infantil nem sempre segue a lógica do adulto e, portanto, as imagens apresentadas podem gerar outros conceitos no imaginário das crianças, como identificação com o personagem obeso, por exemplo.
A campanha parece que não deu muito ibope, pelo menos por aqui no hemisfério sul, mas fica a idéia sujeita à crítica para a reflexão sobre como usar símbolos importantes do imaginário infantil em abordagens de saúde e comportamento.
Fica aí também o espaço para a sua análise em contribuição ao tema.
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