Páginas

Eu já fui gordinha


A prova está aí... eu já fui gordinha!

De uma mãe que adora comer e cozinhar, o que vc esperava? Amamentada, sim! até 1 ano e 2 meses, quando já andava tudo. Mas, de vez em quando, rolava para dentro um anguzinho com caldinho de feijão - assim ela me conta. Era de suar e dormir a tarde toda! Quase um desmaio. Quando critico essa conduta de alimentação para um bebê, a frase que ela me devolve é:  - Não morreu, tá aí vivinha da silva. Conheci as papinhas industrializadas com carinha de bebê e o leite industrializado, mas o sucesso total era a geléia de mocotó. Em tudo que combinava, botava. Eta docinho bom! Em consequência, quem queria me carregar? Minha mãe, é claro! Todo mundo fugia do meu peso-pesado. Mas ela tinha orgulho de ter uma filha 'saudável'!
Quase fui inscrita no Concurso de Robusteza Infantil! Como ia ficar minha moral agora, trabalhando com obesidade? 

Não sei o que eu fiz, mas cresci com peso normal apesar da comilança ou melhor, da panelança, que continuava lá em casa. Meu irmão, mais novo 3 anos que eu , foi um bebê mais pesado ainda e também não cresceu gordo. Tem explicação? Acho que tem: nosso pai também não é gordo, só a mamãe oscilava entre o sobrepeso e a obesidade.
Não era o caso de eu resistir à comida farta do fogão dela... eu simplesmente não desejava tudo aquilo.

No colégio eu detestava a aula de Ciências sobre vitaminas e mineriais, depois esqueci o que detestava e fui fazer Nutrição. Aprendi a adorar os alimentos, mas só nos textos dos livros e tabelas. Adorei estudar e falar sobre os alimentos. Mas no prato... continuei com poucos comestíveis.  

Um quilo a mais me faz sentir abafada! É suficiente para ver tanto a 'comida boa' como a 'comida ruim' como inimigos. O único desejo é conseguir extirpar aquele quilo em excesso.
Quer saber se estou magra? Eu diria que pelo padrão de passarela não sou permitida ficar nessa classificação, apesar do IMC 23 atualmente.

Até quando vou ficar assim? Bem, não sei, mas pretendo permanecer com boca pequena e olhos magros. Fácil não é com tanta guloseima colorida e com tanta embalagem inteligente.
Vou estar aqui sempre falando de obesidade, mas só da boca pra fora, porque da boca para dentro, ainda não estou habilitada pela balança.

Arlete Santos

2 comentários:

  1. Oi Arlete,
    Como sempre muito didática e com conteúdo na medida.
    Se recado foi passado de uma forma bem clara e objetiva, devemos comer de maneira adequada, se quisermos manter o peso. Sempre digo, emagrecer é fácil, dificl é se manter magro.
    Bjs
    Renata Netto

    ResponderExcluir
  2. É difícil decidir quando você é mais gatinha: pequetita ou agora?! Parabéns pelo blog, uma delícia de apreciar. Beijoca na bochecha. Daysinha

    ResponderExcluir